Quem já teve alguma manifestação do HPV sabe como o tratamento não é nada agradável e pior: dependendo do tipo do vírus pode desencadear Algumas doenças malignas, como o câncer de colo do útero. Mas, o que muita gente não sabe é que mulheres adultas (até os 45 anos) e homens (até 26 anos) também podem receber a vacina contra o HPV e que ela traz inúmeros benefícios, assim como para os mais jovens e que estão iniciando a vida sexual. Acima dessa faixa etária, não se tem muitas informações até o momento.

MAS, AFINAL, O QUE É HPV?

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que causa a infecção sexualmente transmissível mais comum e atinge tanto homens quanto mulheres. Muitas pessoas podem carregar o vírus e infectar outros sem apresentar qualquer sintoma. Outros, vão ter verrugas nos órgãos genitais ou ainda descobrir a infecção, por uma alteração de células no exame de papanicolau, no caso das mulheres.

Existem pelo menos 14 subtipos de HPV que causam alterações celulares, ou seja, que podem causar tumores malignos. A maioria (cerca de 70% dos casos de câncer de colo) têm o HPV 16 ou o HPV 18 como causadores.

 

QUANDO POSSO TOMAR A VACINA?

Muita gente pensa que a vacinação contra o HPV é só para o público infantil, mas você pode na vida adulta receber a vacina, no entanto, terá que pagar por isso pois não há cobertura pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para adultos.

Então, qualquer mulher de até 45 anos, pode entrar em uma clínica de vacinação privada e pedir para ser imunizada – sem prescrição médica. Para quem tem mais de 45 anos, também tem a possibilidade de se vacinar, mas é preciso levar um pedido médico pois a idade de 45 anos é a que consta na bula do medicamento. Na rede privada também é possível que homens de até 26 anos sejam imunizados.

 

No Brasil é aplicado o imunizante quadrivalente, que protege contra os terríveis HPV 16 e 18 – os com maior incidência de câncer de colo de útero – e ainda, contra os tipos 6 e 11. Nos adolescentes, são duas doses, com um intervalo de seis a 12 meses. Já nas mulheres adultas, são dadas três doses para a imunização ser considerada completa.

 

SE É SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL, POR QUE VACINAM AS CRIANÇAS?

A vacina é aplicada antes do início da vida sexual pois há um aumento de infecções na faixa etária entre 18 e 25 anos de idade, período que normalmente começam ou se intensificam as relações sexuais. No entanto, o HPV pode infectar pessoas em qualquer momento da vida, mesmo aqueles que têm parceiros fixos.

Na rede pública, hoje em dia, no Brasil a campanha é voltada apenas para meninas de 9 a 14 anos e para os meninos entre 11 e 14 anos.  A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem como meta vacinar 90%  das meninas com 15 anos de idade até 2030.

 

USE CAMISINHA E TOME A VACINA!

Usar camisinha é uma barreira de proteção importante para evitar a infecção pelo HPV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Mas, ela não garante a proteção completa como a vacina.

Atualmente não existem medicamentos que eliminem o vírus, os tratamentos são para as lesões causadas por ele. Além de prevenir o câncer de colo de útero, a vacina previne as verrugas genitais, os tumores de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe.

 

Você sabia que adultos podem receber a vacina contra o HPV?