Quando alguém indica um chá para alguém que está com algum desconforto ou doença, geralmente achamos que isso é coisa de vó ou que não passa de crendice popular. Porém é preciso resgatar a sabedoria das nossas ancestrais com as plantas medicinais, pois elas são eficazes. Os chás naturais de flores e folhas, por exemplo, são uma opção para aliviar cólicas, melhorar o sistema digestivo, a insônia e até elevar a libido.

A mulher pode recorrer a diferentes chás dependendo da fase que está do seu ciclo menstrual. No início do ciclo, por exemplo, o chá de camomila ajuda na limpeza uterina. Já o chá de anis possui efeito analgésico, ou seja, ideal para quem sofre com terríveis cólicas. A cúrcuma é uma opção para quem tem endometriose e também cólicas mais fortes pois tem ação anti-inflamatória.

Na fase pré-ovulatória, conhecida pela  ginecologia natural como a “fase da menina”, acontece o aumento de estrogênio, o que aumenta a libido. O chá de amora, por exemplo, ajuda os folículos a se desenvolverem e a mulher ter um ciclo mais regular.

Já na fase ovulatória, chamada de ‘fase da mãe’, um chá de morango feito com a fruta em infusão é uma ótima pedida assim como o uso de chá de erva-doce na fase pós ovulatória, quando há uma queda na produção de estrogênio e aumento da progesterona, o que faz a libido diminuir bastante.

Outros chás que podem ser consumidos e seus benefícios:

CAMOMILA

Ótimo para cólicas menstruais. Ideal para quem sofre de ansiedade e insônia. Um chá de camomila é ótimo para tomar antes de dormir pois a planta tem um efeito calmante. Também ajuda na má digestão e alivia enjoos.

CHÁ-VERDE

Muito usado para quem quer emagrecer, o chá acelera o metabolismo e o organismo gasta mais energia. Facilita a digestão, regula o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo.

ERVA-CIDREIRA

Possui efeito calmante e sedativo, ajudando também no estresse, ansiedade e insônia. Também ajuda no sistema digestivo e é ótimo para ser usado nas cólicas menstruais.

ERVA-DOCE

Ajuda no combate à azia, má digestão, gases e dor de barriga. A planta é conhecida por estimular a produção de leite materno.

HIBISCO

Ótimo para quem quer reduzir a retenção de líquidos pois tem ação diurética. Também auxilia na diminuição da pressão arterial

HORTELÃ

Ótima opção de chá para quem tem problemas de digestão. Favorece a expectoração nos casos de bronquites e sinusites.

MATE

Estimula o sistema nervoso central e é levemente analgésico e diurético. É usado para tratamento de dores de cabeça, enxaqueca e fadiga.

Como preparar o chá
Quando falamos em chá, o ideal é sempre utilizar a erva e não aqueles de saquinho que são vendidos no supermercado.

Uma dica é colocar as ervas em um recipiente resistente ao calor (de preferência vidro, nunca plástico) em uma proporção de 500 mililitros para cada 10 gramas de ervas desidratadas. Na sequência, adicionar água recém fervida e tampar o recipiente. Aguardar 10 minutos, coar e consumir.

Você consome chá com frequência? Qual erva não pode faltar na sua casa?